Projeto Pedagógico

O Colégio Pe. Júlio Chevalier, por sua identidade cristã católica dirigida pelos Missionários do Sagrado Coração, foi criado sob a luz da filosofia cristã e o carisma da congregação: Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus.

Temos como meta proporcionar uma educação sadia, prática e construtiva, oferecendo sempre o desafio do novo, como referencial para cada nível de formação do educando, permitindo-lhe ser construtor do seu próprio conhecimento. O colégio prima pela formação do ser humano e de uma sociedade justa, ética e solidária.

PRINCÍPIOS, FINALIDADES E OBJETIVOS.

O Colégio Pe Júlio Chevalier tem como princípios fundamentais:

• Uma educação inserida na realidade social e na realidade do estudante;

• Uma perspectiva interdisciplinar, inerente à prática participativa, voltada para o projeto transdisciplinar da escola;

• O respeito mútuo e a solidariedade que norteiam o trabalho da comunidade escolar, preservando a identidade católica na mensagem ecumênica, fundamentada na filosofia da congregação;

• À luz desses princípios, o Colégio Pe Júlio Chevalier tem como proposta formar uma Comunidade Educativa constituída por professores, pais, alunos e funcionários, despertando o espírito crítico como agentes de transformação da sociedade, revendo constantemente conteúdos, métodos e práticas educativas;

FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

• O Colégio Pe. Júlio Chevalier tem como objetivo desenvolver diferentes habilidades, promovendo o aprender de forma contínua, dentro de um processo criativo, transformador, socializador e científico, respeitando valores éticos universais como a solidariedade, a dignidade humana e a cidadania.

• Por meio do trabalho interativo, professores e educandos buscam descobrir novos caminhos para atingirem um saber significativo que os levem à autonomia, ao senso crítico e à ética.

• A escola interagindo com os novos tempos e numa perspectiva futura, se insere no mundo onde a prática social e o trabalho, são referencias para a difusão do conhecimento e da cultura. Desta forma busca contribuir para a formação integral do aluno, que é construtor de sua história e transformador da sociedade.

• A proposta pedagógica está apoiada em pressupostos sociointeracionistas, concepção que entende o aprendizado como processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade. O conhecimento construído a partir da interação do aluno com o meio sociocultural é transferido e aplicado na vida cotidiana, desta forma o saber significativo se torna presente na prática escolar.

• Em cada curso os professores procuram estar atentos às necessidades de cada faixa etária, buscando estratégias que favoreçam o despertar para novas descobertas. A proposta pedagógica objetiva o crescimento gradativo dos alunos respeitando aspectos cognitivos, emocionais e culturais.

• Favorecer o desenvolvimento da multiplicidade da inteligência é preocupação de todos os professores envolvidos com o projeto educativo.

Colégio Pe. Julio Chevalier

Rua Sales de Oliveira, 2000 – Vila Industrial – CEP 13035-500 – Campinas – SP