fbpx

História do Colégio 

 

1912 – Imigrantes italianos, funcionários da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, erguiam uma capelinha na Vila Industrial.

1913 – A capelinha passou a integrar o conjunto de Paróquia São José, tendo São Roque como santo protetor, com a chegada dos Missionários do Sagrado Coração à Campinas. Assim, começou a funcionar nos dias de semana como escola primária e jardim de infância, enquanto nos sábados e domingos servia aos cultos religiosos, daí seu nome mais antigo “Escola da Capelinha de São Roque”.

1918 – Recebia autorização oficial para funcionar como escola.

 

1945 – Por decisão de uma assembléia geral, o Círculo Operário Campineiro doou a Escola da Capelinha à paróquia São José,  passando então a dominar-se “Escola Paroquial São José”.  Pe. Guilherme, convencido da importância e necessidade do apostolado educacional, visando mais longe, fundou o “Instituto São José de Educação e Instrução”, que funcionava num modesto prédio. A partir de então, não parou mais de crescer.

1996 – Pe. Henrique Baptista Roberto inaugurava o novo prédio, batizando-o com o nome do fundador da Congregação, Pe. Júlio Chevalier. Eis então o atual “Colégio Pe. Júlio Chevalier”.

Com este passado de importância educacional, temos hoje uma arrojada construção de 6.000m2, no mesmo local, mas com “cara” de modernidade.

Nosso ensino busca aproximar a teoria ao Cotidiano, através de atividades que desenvolvam o senso – critico, a imaginação, o raciocínio e a capacidade de expressão.

Missão; Visão; Valores

 

  •  MISSÃO: Educar corações novos para um mundo novo.
  • VISÃO: Ser referência como instituição educacional, sendo reconhecida pela sua tradição, qualidade e formação de pessoas que valorizem a cultura e que coloquem em prática os princípios de valores.
  • VALORES: Respeito, solidariedade, ética e religiosidade.

Colégio Pe. Julio Chevalier

Rua Sales de Oliveira, 2000 – Vila Industrial – CEP 13035-500 – Campinas – SP
Tel. (19) 3772-2840