Educação Infantil

O nosso colégio atende crianças a partir de dois anos, com ambientes favoráveis e acolhedores que, juntamente com os cuidados e convívio promovem o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e religioso, complementando a ação da família e da comunidade, bem como o aprendizado da linguagem como meio de comunicação, convivência e de cooperação.

Princípios que guiam o projeto pedagógico da Educação Infantil (atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil):

• Éticos (autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades);
  • Políticos (direitos de cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática);
  • Estéticos (sensibilidade, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais).

Em concordância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é responsabilidade da escola garantir a aprendizagem dos alunos. É de direito da criança que as suas especificidades sejam garantidas concomitantemente à aprendizagem. São elas:

Direito de CONVIVER

Interagir, relacionar-se, conhecer culturas e singularidades das pessoas.

Direito de BRINCAR

Construir o sentido do singular e do coletivo, da autonomia e da solidariedade fazendo de conta, jogando com regras, fazendo construções e pesquisas.

Direito de EXPLORAR

Explorar materiais, brinquedos, objetos, ambientes e o entorno físico e social para se conhecer e conhecer ao outro: potencialidades, limites, interesses, sentimentos, sensibilidade e demandas.

Direito de PARTICIPAR

Promover a participação ativa nas situações cotidianas do cuidado de si e do outro, favorecendo a aprendizagem do respeito aos ritmos, interesses e desejos das outras crianças.

Direito de COMUNICAR

Favorecer a comunicação por meio das linguagens expressivas e criativas, valorizando e buscando a compreensão da exposição das necessidades, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, oposições.

Direito de CONHECER-SE

Construir uma identidade pessoal e cultural, valorizando suas próprias características e as dos outros, com respeito à diversidade.

Colégio Pe. Julio Chevalier

Rua Sales de Oliveira, 2000 – Vila Industrial – CEP 13035-500 – Campinas – SP